Perdida no norte de Itália

05:47:00

Itália sempre foi um dos meus destinos de sonho. E, apesar de já lá ter estado, é um daqueles países que não nos cansamos de visitar. Tendo indo eu, já mais do que uma vez, explorar este país, deixo abaixo o meu roteiro e algumas dicas para quem esteja a pensar fazer o mesmo em breve.



1º dia
Dia 4 de Fevereiro de 2016 lá fomos nós, eu e uns amigos, partir à aventura. O nosso voo era às 15h30 e chegámos ao aeroporto de Lisboa, mais concretamente ao terminal 2, pouco antes dessa hora. A viagem não foi nada aborrecida porque estávamos muito animados e ansiosos por chegar. Chegámos a Pisa por volta das 19h15. Lá, já estava o meu correspondente e grande amigo, Matteo. Para quem não sabe, em 2015 fiz uma espécie de intercâmbio (Projeto Comenius) em Itália e fiquei alojada em casa de uma família adotiva... Foi uma experiência simplesmente brutal e acabei por ficar muito amiga do meu correspondente, sendo que depois disso eu já o fui visitar a Itália e ele já me veio cá visitar a Portugal. E foi precisamente em casa dele que ficámos alojados, em Livorno. Nesse dia, como já chegámos tarde, aproveitámos por ficar pela zona e jantar num restaurante local bastante bom chamado "pampas bistrot" com a Irene, outra amiga do Projeto Comenius, e com o Matteo, como não podia deixar de ser.


2º dia
Neste dia fomos de manhã ao supermercado, almoçámos em casa da avó da Irene a famosa lasanha (das melhores que já comi na vida) e depois decidimos visitar Pisa, que fica mesmo ao pé de Livorno. Quando chegámos, descobrimos que a estação de Pisa fica sensivelmente longe dos monumentos mais conhecidos. Felizmente, pedimos ajuda a uma senhora muito simpática que trabalhava numa esplanada e ela ofereceu-nos um mapa que foi, diga-se de passagem, a nossa salvação. Como fomos na altura do Carnaval, vimos muitas pessoas mascaradas pelas ruas de Pisa, o que foi muito muito giro. Visitámos, portanto, a Torre de Pisa, o Campo dei Miracoli, o Camposanto Monumentale, a piazza dei cavalieri, o Batistério de Pisa, a S. caterina, a Catedral de Pisa e aproveitámos para comprar alguns souvenirs nas barraquinhas que lá haviam. No geral, gostámos no dia, mas Pisa realmente vê-se num instante e a Torre de Pisa não emana tanta grandeza como parece nas fotos.







3º dia
A cidade que reservámos para este dia foi Lucca. Eu simplesmente adorei Lucca, é daqueles lugares que pouca gente fala e conhece mas que vale mesmo muito a pena visitar. A cidade é toda cercada por muralhas e mal entramos parece que estamos a ser transportados para uma época medieval, é mesmo muito bonito. Aqui visitámos a Igreja de São Miguel no Fórum, a Basílica de São Frediano, a Catedral de Luca e a Piazza dell' Anfiteatro (Dos pontos de interesse que mais gostei). Neste dia levámos comer de casa, para fazer render o tempo, e aproveitámos para comer num banco de uma espécie de jardim bastante agradável que encontrámos.








4º dia
Florença! Quem não ama Florença?! As ruas agitadas, a arquitectura da cidade, os rios e as suas pontes... É um lugar simplesmente mágico! E não é por acaso que é considerada das cidades mais bonitas do mundo. Confesso que da primeira vez que lá tinha estado não tinha gostado tanto mas desta vez, talvez pela companhia, adorei. Já para não falar que é um sítio bastante romântico. Neste dia, aproveitámos e comemos os famosos gelados italianos, simplesmente deliciosos... Valem a pena o preço que, por vezes, é um bocadinho elevado. Acho que este foi um dos dias que andámos mais... Está aprovadíssima, adorei e recomendo!






5º dia
No 5º dia o cansaço começou a pesar e achámos que seria melhor ficarmos pela zona para recuperarmos energias e comprarmos mais alguns souvenirs. Demos, portanto, uma volta por Livorno e aproveitámos para esbanjar algum dinheiro em lembranças. Foi um dia mais caseiro, mas muito giro. Passeámos perto da praia, onde apanhámos o autocarro para o centro. Esta cidade tem um género de rio que atravessa a cidade, onde os barcos atracam... Lugar perfeito para fotos! Passámos também pelo supermercado num instante para comprar algumas massas e suplementos que faltavam e fomos à escola do Matteo visitá-lo a ele e aos amigos. Nesta noite aproveitámos para matar saudades e decidimos jantar com o pessoal do intercâmbio. Fomos a um restaurante bastante conhecido na zona chamado "Porca Vacca" (Sim, chama-se mesmo assim).





6º dia
Cinque Terre foi, sem dúvida alguma, dos sítios mais bonitos que alguma vez visitei. Se parece bonito por fotos, na realidade é simplesmente deslumbrante. E foi precisamente o destino que reservamos para visitar no nosso 6º dia em Itália. Este "trecho de terra" é composto por 5 localidades (Monterosso,VernazzaRiomaggioreCorniglia e Manarola) e para conseguirmos andar de umas para as outras temos de apanhar o comboio. Acontece que o comboio faz a viagem à beira-mar e só tenho 1 palavra para vocês: "wow", o caminho é simplesmente lindo. Infelizmente, nesse dia a "via dell'amore", um passeio extremamente romântico à beira-mar, estava fechado, então só conseguimos fazer metade. De qualquer das maneiras, este foi dos dias mais divertidos e dos melhores sítios onde estivemos. E é claro que aproveitámos para comer mais um delicioso gelado! Aconselho vivamente qualquer pessoa que vá ao norte de Itália a visitar Cinque Terre. Vale mesmo muito a pena! Mais tarde, a Irene convidou-nos para irmos jantar a casa dela, convite esse que aceitámos de bom grado. Foi um fim de dia divertido e bem aproveitado.









7º dia
No 7º dia, além de termos chorado um bocado por termos de ir embora no dia a seguir, fomos a nada mais nada menos do que Siena. Digo-vos já que foi dos lugares que mais me surpreendeu pela positiva. Não pesquisámos nada sobre o local e, achando que não tinha muito para ver, só fomos para lá depois de almoço. Tal como em Pisa, a estação de Siena fica um pouco longe do centro, então quando chegámos demos com um shopping que, honestamente, não tem o melhor aspecto do mundo, e pensámos "Não pode ser só isto". E, felizmente, não era! Dirigimos-nos a um café onde nos deram as indicações de qual e onde tínhamos de apanhar o autocarro e quando finalmente chegámos ficámos com um sorriso de orelha a orelha... Que lindo! Siena é ligeiramente parecido com Florença... É claro que não tem os rios, as pontes ou a vida de Florença, mas a arquitectura e a beleza das ruas não fica muito atrás. Valeu mesmo muito a pena este dia, também foi dos nossos favoritos.




8º dia
Acordámos cedo para fazermos a mala e nos conseguirmos organizar com tempo. Almoçámos e lá fomos nós para o aeroporto. O nosso voo era as 12h55m e chegava a Portugal por volta das 15h05m. Foi muito muito difícil irmos embora, acho que por nós ainda lá estávamos a conhecer tudo e mais alguma coisa. O pior foi mesmo despedir-me do Matteo, o meu correspondente, que há-de vir cá visitar-me em breve. A viagem de volta para casa foi mais triste, mas fomos o caminho todo com um sorriso na cara a reviver as aventuras todas pela qual tínhamos passado naquela semana.


No geral, gostámos bastante da viagem, apesar de um ou outro contratempo. Itália, neste caso o norte de Itália, é sem dúvida um bom sitio para se visitar... Se planearmos tudo com antecedência e cabeça, conseguimos passar umas boas férias por um preço super em conta. Os voos, por exemplo, ficaram a 124,40€ para duas pessoas com uma mala de 15kg porque, como fomos no inverno, levámos roupa quente e, consequentemente, pesada. É um destino que sem dúvida que recomendo e onde gostaria de voltar!

You Might Also Like

0 comentários.

Enviar um comentário