Concerto Mariza: Review
11:02:00No dia 11 de Novembro de 2016, no Coliseu dos Recreios, tive o prazer de assistir a um dos melhores concertos da minha vida: Mariza. Foi lindo, lindo, lindo. Para além disso, tinha prometido às minhas duas avós que as levaria a ouvir fado um dia destes, portanto fiz-lhes uma surpresa. E quem melhor que a Mariza para lhes cantar um bom fado?!
Ora bem, toda esta ideia surgiu-me no dia do concerto de 30 anos de carreira da Rita Guerra, dia 4 e cuja review podem ver aqui, porque estavam imensos cartazes afixados na entrada do coliseu a anunciar que o concerto da Mariza era dali a uma semana. Quem me conhece, sabe que adoro fado... E não resisti.
Ainda nessa noite, quando cheguei a casa, fui logo ver o preço dos bilhetes. Infelizmente, já estava tudo esgotado, excepto a Galeria em Pé. Mas, como queria levar as minhas duas avós e sabia que uma delas não aguentava estar o concerto inteiro de pé, tive de arranjar uma alternativa. Então, comprei na mesma os bilhetes para a Galeria em Pé a 15 euros, mas a minha avó materna teve de ir de cadeira de rodas.
Já no dia do concerto, e depois de confirmar se de facto podia levar cadeira de rodas, recebemos a fantástica notícia que iríamos ficar as quatro (eu, 2 avós e tia) num camarote central. Ficámos em êxtase, todo o staff foi muito simpático e compreensível. Sempre a acumular pontos, Coliseu!
Já sentadas (e bem sentadas) no camarote, entra a Mariza. Que, diga-se de passagem, é muito mais bonita e muito mais magra ao vivo. Mas a voz... Indiscutivelmente fantástica. Eu nem sequer consigo exprimir o quão bem aquela senhora canta... Qualquer atuação gravada, qualquer música do youtube ou concerto da televisão não fazem justiça ao que é ver a Mariza ao vivo. Valeu cada cêntimo que paguei, acreditem. E já não bastava cantar bem e ter uma enorme presença em palco, é humilde e fiel às suas origens. Ela parou o concerto várias vezes para cumprimentar pessoas conhecidas, desconhecidas, velhos, novos, gordos e magros! Para além disso, e apesar de ser uma cantora de fado, apresentou vários temas de nos pôr a dançar que nem doidos. Soube mesmo bem entreter-nos, até tivemos direito a balões e confetes! Uma festa! 🎉
Para mim, os dois melhores momentos do espectáculo, e que não podia deixar de partilhar com vocês, foram:
1- Quando ela cantou sem microfone.
Disse que queria fazer um throwback às suas origens e de quando cantava no café dos pais. Então, acompanhada pela guitarra e sem qualquer tipo de microfone, conseguiu que toda a gente do coliseu se cala-se porque "se estava a cantar o fado". A colocação de voz dela é tão mas tão impressionante, que parecia que estava a cantar na mesma com o micro! Fiquei deslumbrada e arrepiei-me dos pés à cabeça. Wow. Wow mesmo.
2- Quando o filho dela apareceu
Para quem não sabe, a Mariza tem um filho que nasceu prematuro e, por isso, mesmo esteve às portas da morte. Ela prometeu que se o filho não sobrevivesse ela nunca mais voltaria a cantar, mas correu tudo pelo melhor e ela escreveu-lhe uma música lindíssima que podem ver abaixo.
A meio do concerto o filho dela apareceu de surpresa. Sentada com ele ao colo, no meio do público, a Mariza cantou e encantou. Assistimos a um belo momento de ternura entre mãe e filho. Era difícil não ficar emocionada ao ver aquilo.
No fim de tudo isto, fiquei a gostar ainda mais da cantora e ainda mais de fado. Certamente quero voltar a vê-la e voltar a levar comigo as minhas avós, que por sinal adoraram também e me encheram de beijinhos no fim do concerto de tão felizes que ficaram. Para quem já pensou em ver Mariza ao vivo, têm mesmo de o fazer... É impossível não gostar!
0 comentários.
Enviar um comentário