Erasmus aqui vou eu!
12:00:00
"Madrid ou Madri é
a capital e a maior cidade da Espanha. Tem uma população de aproximadamente 3,3
milhões de pessoas, com uma área metropolitana com cerca de 6,5 milhões de
habitantes. É a terceira maior cidade da União Europeia, depois de Londres e
Berlim, e sua área metropolitana é a terceira maior da União Europeia, depois
de Londres e Paris."
E adivinhem? Vai ser a minha próxima casa durante meio-ano. É verdade, escolhi Madrid como o meu destino de Erasmus. E fi-lo por várias razões: Primeiro, por ser uma cidade única, histórica e verdadeiramente bonita. Segundo, porque o Espanhol é uma língua que, estando eu na área da publicidade, será uma mais valia no futuro. Na Publicidade trabalha-se muito com clientes espanhóis e por isso mesmo é crucial que eu domine a língua. E, por último, porque a faculdade para onde vou - Universidad Complutense de Madrid - é uma das melhores faculdades da Península Ibérica e oferece exatamente o curso que eu procuro.
Não foi uma decisão fácil, acho que nunca é. Antes de nos candidatarmos a Erasmus, é-nos disponibilizado um documento com mais de 50 faculdades diferentes, em países diferentes, com tipos de cursos diferentes. E ficamos completamente sem saber o que fazer.
Caso também estejam a pensar ir de Erasmus, aconselho-vos a terem em conta principalmente:
- O plano de estudos da faculdade de acolhimento: se corresponde aquilo que vocês procuram, se é mais teórico ou prático, e se complementa o curso que estão a tirar cá. No meu caso, como o meu curso é Publicidade e Marketing mas eu gosto mais da Publicidade, tentei procurar uma faculdade que me oferecesse um curso mais direcionado para essa área.
- O custo de vida do país de acolhimento: este ponto é bastante importante porque a bolsa de mobilidade Erasmus+ que recebemos não cobre nem o preço da renda da casa. Portanto, temos de procurar ir para um país na qual tenhamos possibilidade de viver de forma razoavelmente confortável durante 6 meses da nossa vida (em alguns casos, mais até).
- A língua: E aqui temos duas hipóteses. Ou aprendemos uma língua nova, ou melhoramos uma que já saibamos. No meu caso, tive de optar entre aprender Espanhol ou melhorar o meu Inglês. Daí ter estado bastante indecisa entre Espanha e Holanda, mas os dois pontos acima ajudaram-me a tomar a minha decisão.
- O nosso objetivo ao realizar a mobilidade: E aqui voltamos a ter duas hipóteses. Se, por um lado, o nosso objetivo é conhecer o máximo de novos países possíveis por pouco dinheiro e viver a experiência Erasmus no seu todo ou se, por outro lado, o nosso objetivo é realmente melhorar o currículo, optando por uma universidade grande e de renome, normalmente em países mais caros e em que não nos é tanto possível viajar.
E porque esta vai ser uma das melhores experiências da minha vida, não a podia deixar de partilhar com vocês. Assim sendo, tentarei ir fazendo alguns posts aqui acerca de quais os momentos que mais me marcaram. Está previsto eu iniciar esta aventura toda em Setembro, mas ainda não sei o dia concreto.
Entretanto vou-vos mantendo informados sobre todo o processo. Portanto, fiquem atentos... E desejem-me sorte!
0 comentários.
Enviar um comentário