Holanda - O meu roteiro

08:21:00

Olá, meninos!

Quem me acompanha nas redes sociais, principalmente no instagram, sabe que viajar é um dos meus passatempos preferidos. E, durante a minha experiência Erasmus em Madrid, tive o prazer de viajar bastante, porque os vôos de Madrid para o resto da Europa são relativamente baratos, principalmente se viajarmos com companhias low cost como a ryanair, que está sempre a fazer imensos descontos!

Sempre que marco uma viagem, faço imediatamente um roteiro. Pesquiso por quais os maiores pontos turísticos e, consoante os dias que vou ficar no país, organizo a minha viagem.

E foi exactamente o que fiz mal marquei a minha viagem para a Holanda. E, hoje, partilho-o com vocês. Caso estejam a pensar ir à Holanda em breve, aconselho-vos vivamente a continuarem a ler! Caso não estejam, leiam também... Porque o saber não ocupa lugar!☺

Dia 9 de Dezembro (Sábado)

• Cheguei ao aeroporto de Eindhoven (porque a ryanair só voa para lá) com a minha amiga e companheira de aventuras Patrícia, apanhei o bus 401 do aeroporto até à estação de comboios de Eindhoven para Roterdão. Como tinhamos uma amiga a fazer Erasmus, a Donas, em Roterdão, não podíamos deixar de a ir visitar.
  • Com isto tudo, já era hora de jantar. Fomos as três a um jantar de aniversário, e de seguida fomos sair a um bar/discoteca típico chamado "Skihut", muito mas muito fixe para vibrar com o espírito da noite holandês.

Dia 10 de Dezembro (Domingo)
  • Como era de esperar, acordámos um pouco mais tarde. E, qual foi o nosso espanto quando, ao acordar, nos apercebemos de que o país está em alerta laranja por causa de uma tempestade... De neve! É verdade, estava a nevar a potes. O que tornava um pouco difícil passear e conhecer coisas, mas lá ganhámos coragem e saímos de casa.
  • Passámos pelas casas de cubo, um dos monumentos mais conhecidos de Roterdão. Tirámos algumas fotos, mas o frio era tão insuportável que tivemos de ir a correr para o Markthal para nos abrigarmos. Este último é um mercado muito giro, com comidas de todas as partes do Mundo.
  • Estando nós em pleno Inverno, às 16h já era de noite. E com tanta neve à mistura, por volta desta hora já estávamos a ir para casa, a desesperar por um aquecedor.

Dia 11 de Dezembro (Segunda)
  • Acordámos cedo e apanhámos o comboio de Roterdão para Amesterdão.
  • Passámos pela famosa Red light district. Paragem obrigatória, na minha opinião. Para os mais curiosos, existem umas máquinas em que apenas têm de pagar 2€ para assistirem a um show de dança com cerca de 3 minutos.
  • Mais uma vez, estava a nevar torrencialmente, então tínhamos de estar sempre a parar em cafés para nos conseguirmos aquecer! Nesta altura aproveitámos, então, para almoçar.
  • De seguida, fomos para a casa de Anne Frank. O bilhete custa 5€ e tem de se comprar com alguma antecedência no site oficial. Super aconselho. Acho que, quem vai a Amesterdão, não deve deixar de passar pela casa. É pequena e tenho pena que a mobília original já tenha sido retirada, mas é muito mas muito interessante e a visita está extremamente bem organizada.
  • Dali fomos para o museu do queijo. Eu sou completamente viciada em queijo, portanto tive de passar por lá. Uma coisa que existe bastante em Amesterdão, são lojas de queijo em que podemos realmente provar os produtos. Escusado será dizer que foi quase como se tivesse almoçado uma segunda vez.
  • Antes que escurecesse, fui-me encontrar com uma amiga minha para bebermos um chocolate quente. Ficámos horas à conversa e quanto demos por nós já estava na hora de voltarmos para casa. Então lá fomos. Ela, para Haia. Eu e Patricia, de volta a Roterdão.

Dia 12 de Dezembro (Terça)
  • Como no domingo não tínhamos conseguido ver tudo o que queríamos em Roterdão por causa da tempestade, aproveitámos para fazê-lo neste dia.
  • Passeámos pelo moinho de Roterdão, onde tirámos umas fotos muito giras.
  • De seguida, fomos conhecer a tão falada Ponte Erasmo. Mas, infelizmente, a neve voltou e tivemos de voltar para o quentinho do lar.

Dia 13 de Dezembro (Quarta)
  • Ora bem, supostamente este seria o dia em eu e a Patrícia regressávamos a Madrid. Mas, infelizmente, perdemos o voo. Isto porque, apesar de termos comprado o bilhete para o comboio mais rápido de Roterdão até Eindhoven, a neve era tanta, que o comboio fez a viagem toda para aí a 20hm/h. O que fez com que nos atrasássemos. Como se não bastasse, quando chegámos ao aeroporto de Eindhoven, já atrasadas, a fila para a segurança era gi-gan-te. E pronto, para mal dos nossos pecados, perdemos o voo. Pelos vistos, não fomos as únicas e várias pessoas perderam também. O que fez com que os voos de Eindhoven para Madrid esgotassem em menos de 1h e, se quiséssemos ir para casa através daquele aeroporto, só tínhamos voo para dali a uma semana.
  • Tentámos manter a calma, e decidimos que iríamos de Eindhoven para Amesterdão. Ficávamos lá a dormir mais duas noites e depois apanhávamos o voo do aeroporto de Amesterdão para Madrid. E assim foi.
  • À ultima da hora, conseguimos arranjar um quarto num hostel chamado "Clinknoord". Mal sabíamos nós que este seria o melhor hostel onde alguma vez estariamos instaladas na vida. Por apenas 25€ por noite num quarto duplo com wc privada, ficámos num dos melhores hotels de Amesterdão... E completamente sem querer! Para chegarmos até lá, tínhamos de apanhar um ferry gratuito, o que, juntamente com a neve, tornava tudo ainda mais mágico.
  • Com isto tudo, já era bastante tarde. Fomos um bocadinho até à sala de convívio do hostel, mas estávamos tão cansadas deste dia, que achámos que tínhamos de "dormir para esquecer". E lá fomos.

Dia 13 de Dezembro (Quinta)
  • Há males que vêm por bem. E parece que o destino adivinhou que ainda tínhamos muito em Amesterdão por ver. Por tanto, aproveitámos este dia para visitar tudo aquilo que nos faltava.
  • Começámos por passar pela Biblioteca Pública de Amsterdão para ver a vista. A entrada é gratuita, portanto aconselho a passarem por lá!
  • De seguida, optámos por fazer um passeio de barco. Achámos que seria a melhor maneira de conhecermos a cidade e sempre estávamos mais "abrigadas". Foi, sem dúvida, das coisas que mais gostei de fazer. Completamente lindo! Voltava a repetir sem pensar duas vezes.
  • Fomos a pé até ao Bloemenmarkt, um mercado de flores, e entrámos em várias lojas de queijos e souvenirs nesta altura.
  • Parámos no café/restaurante "Blue" para beber um  chocolate quente e, a sério, que vista linda sobre a cidade. Linda!
  • Fomos até Vondelpark e demos por lá umas voltinhas.
  • A próxima paragem foi a zona dos museus. Onde estão aquelas letras a dizer "Iamesterdam". Ficámos por lá até o frio nos vencer e decidirmos voltar ao hostel.
  • Para nossa sorte, estava a haver uma pequena karaoke party no hostel nessa noite. E, como é óbvio, fomos! Cantámos, jogámos pingue pongue, ganhámos coragem e decidimos ir sair à noite em Amesterdão... Honestamente? Pior ideia de sempre. Porque, além do frio, Amesterdão não é propriamente a cidade ideal para duas miúdas de 20 anos irem sair à noite sozinhas. Muito rapidamente nos arrependemos da nossa decisão e voltámos para o hostel. Ao voltar, fizemos uma data de amigos holandeses e australianos e ficámos todos a conversar na sala de convívio até bastante tarde.

Dia 14 de Dezembro (Sexta)
  • E, agora sim, era hora de regressar a casa. Estávamos com tanto medo de perder o voo, que fomos para o aeroporto de Amesterdão com imeeeeensas horas de antecedência. Mas preferimos assim, não fosse o destino achar que ainda nos faltava ver umas quantas coisas. O nosso voo foi de Amesterdão a Lisboa, fizemos escala em Lisboa e depois de Lisboa a Madrid.
  • Alguns podem não saber, mas a Patrícia partilhou quarto comigo durante toda a nossa experiência de erasmus. Ao chegar a Madrid, era o aniversário de uma das nossas colegas de casa. Escusado será dizer que tinhamos a casa cheia mas cheia de  pessoas. E, apesar do cansaço, lá fomos nós... Sair à noite e festejar!

E foi assim esta minha viagem à Holanda. Com imensos imprevistos. Mas, na verdade, acho que foi isso que a tornou tão memorável.

E vocês? Alguma vez foram à Holanda? Estão a pensar ir em breve?

Digam também abaixo nos comentários se gostam deste tipo de posts. Como estou sempre a viajar, poderá vir a ser um formato a adoptar aqui no blog!

Beijinhos a todos e até à próxima.