Chegada a Madrid

11:37:00

Ir morar para um país estrangeiro, seja de Erasmus ou não, é sempre uma aventura. A ansiedade deixa-nos a pensar se é mesmo aquilo que queremos. Apesar disso, acho que não devemos deixar que o medo nos impeça de fazer aquilo que queremos e gostamos. Por isso mesmo, hoje conto-vos mais acerca da minha chegada a Madrid. Como correram os 7 primeiros dias e qual o meu primeiro impacto face a um novo país.

Dia 1 - Sábado 





Quase de directa e com os nervos à flor da pele, lá me fiz eu à estrada, em direção a Madrid. Saí de casa bastante cedo, logo às 8h. Fui de boleia com uma colega, a Bárbara, e, como estávamos ambas bastante cansadas, passámos quase o tempo todo a dormir, pelo que as 5h30m não custaram muito a passar. Chegámos a Madrid por volta da hora de almoço e aproveitámos para almoçar fora e dar um pequeno passeio por Cuatro Caminos e Guzman El Bueno. De seguida, fui-me encontrar com o senhorio e conhecer a casa na qual vou ficar durante estes próximos 6 meses. A casa é enorme, mas enorme mesmo. E é exatamente aquilo de que estava à espera. Estou muito satisfeita. Nesse dia conheci o André, um dos 6 portugueses que vai morar comigo. Depois de ambos reunirmos com o senhorio e tratarmos das questões burocráticas, fui para o meu quarto e tentei arrumar tudo o que podia e desempacotar as malas. Aproveitei também para ver o que faltava no quarto e o que era preciso comprar. Como estava muito mas muito cansada, acabei por não jantar e adormecer mal caí na cama. 

Dia 2 - Domingo




Já com o sono reposto, acordei e preparei o almoço. Depois arranjei-me, meti a mochila às costas, apanhei o metro e fui ter com a Bárbara à Gran Via. A primeira loja a que fui, foi a Primark, que tem 5 andares. Comprei uma data de coisas que me estavam a faltar, sem gastar muito dinheiro porque, enfim, é a Primark. Depois aproveitei para conhecer outras lojas, como a Zara, por exemplo, que é igualmente grande e tem uma arquitectura muito gira. Passei pelo El Corte Inglés e fiz outras compritas no supermercado de lá que, por mais absurdo que pareça, não é assim tão caro. Da Gran Via, passei pelo Callao e fui ao Sol tentar fazer o passe de metro. Mas não consegui, porque aqui, como a cidade é muito grande, tem de se fazer uma marcação prévia online para depois conseguirmos mandar fazer o passe e nós, obviamente, não sabíamos disso. Voltámos para a Gran Via e decidimos comer umas tapas num restaurante super agradável. O André, entretanto, juntou-se a nós e fomos para casa da Bárbara tentar resolver a questão do passe. Não conseguimos, então eu e o André voltámos para nossa casa e ficámos até muito tarde a conhecer os restantes colegas da casa, sendo que moramos com 18 pessoas da Índia, China, Holanda, Espanha, França, Bielorrússia, Inglaterra, Escócia, Filipinas e Alemanha. 

Dia 3 - Segunda



No meu terceiro dia acordei mais cedo e fui à faculdade tratar de alguma papelada, com o André e a Sofia, uma alemã que mora connosco. Decidimos ir a pé para ver a distância, e demorámos literalmente 15 minutos, o que é super perto! Descobri que a minha faculdade costumava ser uma prisão feminina, o que tem sempre a sua piada. Apesar de ser antiga, está cheia de desenhos e grafites de cenas de filmes. Depois de tratar da papelada, ou de parte dela, viemos a casa almoçar, pegámos na Catarina, outra portuguesa, e fomos tratar do passe a um sítio que o indiano que vive connosco, Vasu, nos aconselhou. Esse sítio é uma "tabaco shop", mesmo ao lado da boca de metro da estação Tribunal, e lá fazem-nos o passe na hora sem ser preciso fazer qualquer tipo de marcação prévia. O cartão tem o custo de 5€ e o carregamento do passe são 20€ mensais, super barato a comparar com Portugal. Depois de 1h na fila à torreira do sol, finalmente lá conseguimos fazer o passe e decidimos ir a  pé desde o Tribunal até ao Palácio, para nos encontrarmos com mais portugueses. Entenda-se que, no fim da tarde, já éramos mais de 20. Entretanto, pudemos explorar as ruas escondidas de Madrid e conhecer imensas Vintage Stores, o que foi muito giro. Neste dia decidimos ir jantar a casa, e, mais uma vez, ficámos a falar até tarde com os restantes colegas da casa. 


Dia 4 - Terça 




Às 9h já estávamos na escola para assistir à Welcome Session dos estudantes de Erasmus. Conhecemos mais uns quantos portugueses, e ficámos a saber um pouco mais sobre aquela que vai ser a nossa escola durante meio ano. Pelos vistos, a Universidad Complutense de Madrid é considerada uma das maiores e melhores de espanha... Awesome! Depois disso, fomos até casa almoçar num instante e, de seguida, voltámos à faculdade para fazer um exame de Espanhol. Este exame iria-nos dizer qual o nosso nível de espanhol e se tínhamos ou não direito a um curso intensivo gratuito oferecido pela nossa universidade, que iria durar 2 semanas. Felizmente, acabámos por ter todos direito ao curso, o que foi óptimo. À noite fomos para casa e ficámos por lá, a tentar resolver alguns assuntos relacionados com a matrícula da faculdade, os horários, entre outras coisas. 

Dia 5 - Quarta



Quarta fiquei a descansar até mais tarde, fiz o almoço, peguei no André e na Catarina e fomos todos passear pela Gran Via. Fizemos algumas comprinhas e tirámos algumas fotos também. Fomos a casa jantar e, depois de jantar, acabámos por ir sair a um bar/discoteca relativamente perto de casa, chamado "El Chapandaz". É muito giro. A decoração é semelhante a uma gruta e a bebida cai do teto! Mal saímos de casa, recebemos um e-mail a dizer que o curso começava no dia seguinte às 9h. Dissemos a nós mesmos que "íamos chegar cedo" mas obviamente chegámos a casa por volta das 5h. A noite em Madrid é super divertida. Podemos sair a todos os dias da semana que há sempre festas e sempre muita gente a sair. É super fácil conhecer pessoas, sejam elas alunos de Erasmus ou até mesmo espanhóis. 

Dia 6 - Quinta



E às 9h, lá estávamos nós na faculdade, prontos para o primeiro dia do curso de espanhol. Sou a única portuguesa da minha turma, o que é óptimo porque me obriga a falar outra língua durante 4h, como o inglês ou espanhol. Os meus professores são completamente brutais, um chama-se Adrián e o outro Yan e estão ambos a fazer o estágio do mestrado de Educação. O primeiro dia serviu mais para nos conhecermos uns aos outros, então fizemos imensas atividades e jogos em que tínhamos de falar e interagir bastante. Os professores avisaram-nos logo que as próximas aulas seriam dividas em 2h de gramática e 2h de jogos para treinarmos mais a fala. Fiquei muito contente, acho que calhei numa boa turma, com óptimos professores e excelentes colegas. Depois do curso, vim para casa e fiz o almoço. Durante a tarde não fizemos grande coisa, além de descansar, porque estávamos verdadeiramente cansados! À noite acabámos por ver televisão todos juntos.

Dia 7 - Sexta



De manhãzinha, voltámos a ir para as aulas de espanhol. Mais uma vez, adorei a aula e tanto aprendi como me diverti imenso, porque é tudo muito descontraído. Depois disso, voltei a casa para almoçar, dormi um pouco e fui ter com a Bárbara e umas amigas ao Parque de El Retiro. Adorei, mas adorei o parque. Vê-se imensas pessoas deitadas na relva a descansar ou apanhar sol, crianças a brincar, músicos a tocar. Lindo. Tentámos ver o Palácio de Cristal, mas infelizmente está fechado para obras. Então fomos ver uma exposição dentro de um edifício no parque. Há também um lago, onde se pode andar de barco, com muitos peixes e patos, então eu e as outras 3 meninas acabámos por andar de canoa. Foi super barato, 1.50€ a cada uma de nós, porque alugar um barco durante 1h aos dias de semana é apenas 6€. Assistimos ao por-do-sol, o que tornou todo aquele momento, num momento ainda mais especial. Voltei para casa, jantei, fiquei a falar até tarde com o pessoal da casa e acabámos por ver o ultimo filme do "Piratas das Caraíbas" todos juntos. 

You Might Also Like

0 comentários.

Enviar um comentário