Roadtrip pela Roménia - 7 dias

04:56:00

Olá, leitores!

Em Março fui com as minhas colegas de casa fazer uma roadtrip pela Roménia. Apesar da Roménia não ser um destino muito turístico, a verdade é que me surpreendeu bastante pela positiva e foi, provavelmente, das viagens mais divertidas e dos países mais bonitos que já visitei.

Deixo-vos aqui o nosso roteiro, bem como algumas dicas e conselhos para que a vossa viagem seja e corra o melhor possível!

DIA 1
Como estávamos à procura de uma viagem mais em conta, partimos de Portugal até à Bélgica e só da Bélgica fomos para a Roménia. Isto porque os voos para a Bélgica e da Bélgica para qualquer outro sitio da Europa são, por norma, muito baratos. Tenham esta dica em conta não só para irem à Roménia, mas para qualquer outro pais. É um truque que muito não conhecem, mas que ajuda imenso a poupar uns quantos trocos.
Arrancámos de manhã. Chegámos à Bélgica e a escala foi de 1/2h, muito rápida. Depois voltámos a embarcar e chegámos à Roménia mais à noite, por volta da hora de jantar. Na Roménia a moeda é o Lei e é tudo bastante barato comparativamente ao Euro. Então alugámos um airbnb bru-tal por apenas 10€ a a cada uma. Ficava mesmo no centro de Bucareste, então fomos pousar as malas e jantámos num restaurante grego situado na zona dos bares. De seguida, como não podia deixar de ser, entrámos num dos bares lá perto do restaurante e fomos dar um pézinho de dança ao som de uma karaoke night.

DIA 2
Reservámos este dia essencialmente para passear pela cidade. Bucareste é pequeno, vê-se muito rápido! Não fizemos especificamente roteiro nenhum para este dia, porque tinhamos amigos a fazer Erasmus lá que nos foram mostrando da cidade. Se me lembro bem, vimos o Parlamento, a Praça de União, a Old Town, Arco do Triunfo, e um parque bastante bonito (cujo nome não me lembro) que tinha um museu lá dentro. Creio que ainda vimos outras coisas, mas não memorizei nomes... Até porque estão todos em romeno, e não são propriamente faceis de memorizar! :)
À noite, metemos-nos num uber e fomos buscar o carro ao aeroporto. Alugámos o carro pela Thrifty (pelo site da Rental cars, porque fica mais barato) e foi tudo sem problemas. No geral, conduzir na Roménia não é muito dificil. Só preciso ter cuidado e adoptar uma condução defensiva, porque os romenos não respeitam muito as regras da estrada. As condições do pavimento também não são as melhores, mas faz-se bem. Uma coisa a ter em atenção caso queiram ir até às montanhas, por exemplo, é alugar um carro com as condições necessárias para que façam uma viagem segura.
Depois disso, decidimos ir até às Termas de Bucareste... E, believe me, foi um dos melhores sitios que vi na vida! Paragem OBRIGATÓRIA para quem passe pela Roménia! Os bilhetes de entrada ficam a menos de 20€, mas vale mesmo muito a pena! Caso não tenham chinelos ou toalhas, podem comprar lá!

DIA 3
No nosso terceiro dia na Roménia, pegámos no carro e conduzimos até ao Peles Castle. Comprámos o bilhete à entrada (levem cartão de estudante para terem desconto) e fizemos visita guiada pelo castelo. Passeamos pela vila de Sinaia um bocadinho, e acabámos a ir a um mosteiro no alto da cidade. Foi um dia muito bem passado!
No final do dia, conduzimos até à zona da transilvânia e ficamos a dormir num resort muito giro chamado Club Vila Bran! Aconselho. Principalmente para famílias!

DIA 4
Este foi o dia reservado totalmente para a transilvânia e os seus mistérios. Fomos ao Castelo do Drácula (ou Castelo de Bran), e acho que esta é, sem dúvida, mais uma paragem obrigatória. O castelo e toda aquela zona à volta parece saido de um autêntico filme de vampiros! Não é por acaso que o autor do drácula, Bram Stoker, se tenha inspirado aqui quando escreveu o livro!
Ainda neste dia, demos um passeio por Sghisoara (lê-se Sinaia), uma cidade mais pequena que tem um shopping e muito comércio local.
Mais à noite, conduzimos até às montanhas, e ficámos instaladas no género de uma pensão por essa zona.

DIA 5
Na verdade, a atração que mais queriamos ver assim que chegámos às montanhas, era o Balea Lake. O problema é que fomos em Março, e não consideramos a hipotese deste estar congelado. Mas guess what? Estava, além de congelado, todo coberto de neve, portanto nem o chegámos a ver. Ainda assim, este foi provavelmente um (senão o) dos meus dias preferidos da viagem. A vista era breathtaking e voltava a repetir tudo outra vez. Como a estrada até mesmo ao lago estava cortada pela quantidade de neve, tivemos de apanhar um teleférico. Custou qualquer coisa como 12€. Mas voltava a pagar mais 20 vezes. Lindo lindo lindo.
No final do dia, pegámos no carro e conduzimos direto para a zona do aeroporto, para apanharmos o voo no dia a seguir.

DIA 6
Apanhamos o voo pela hora de almoço, rumo à Bélgica. Chegámos ao final do dia, passeámos um pouco mas nada de especial porque o cansaço já era algum. Uma coisa obrigatória que têm the fazer na Bélgica, tho, é provarem os pratos tradicionais! Deliciosos!

DIA 7
Voltámos para Portugal.

No geral, foi uma viagem bastante agradável e sempre que me perguntam se vale a pena, nem sequer penso duas vezes antes de dizer que "sim". É preciso irem com um espírito aventureiro, porque por vezes os romenos podem ser pessoas dificeis. No geral, foram super acolhedores e ficavam muito contentes quando se apercebiam que eramos turistas. Tentavam-nos ajudar, ainda que não falassem nenhuma outra língua além do romeno. Elees não estão muito habituadas a turistas, então adoram recebê-los.

Quanto a comidas tipicas romenas, têm de provar Mici (carne), Polenta e Papanasi (sobremesa tipo donut). Pelo menos, estas foram aquelas que eu mais gostei!

Resultado de imagem para romania

Se quiserem ver mais fotos, tenho algumas no meu instagram: @inesagostinho1

Qualquer pergunta, deixem aqui em baixo dos comentários que eu tentarei ser breve a responder.

Obrigada e até ao próximo post!