Criador de conteúdo: O que é e o que faz?

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O que é um Criador de Conteúdo?


Com o crescimento do Online e, em especial, das redes sociais, o consumo de informação tem vindo também a aumentar. O público quer mais, quer melhor e quer agora (ou, em alguns casos, para ontem 😂). E a verdade é que a necessidade de ter um membro da marca ou empresa focado em dar resposta a esta necessidade, começou a fazer-se sentir. E foi exactamente assim que começaram a surgir os Criadores de Conteúdo.

Um Criador de Conteúdo ou, em inglês, um Content Creator, é o membro da equipa de marketing responsável pela estratégia, execução e integração de conteúdo nas diferentes plataformas (website, blog, redes sociais, etc). Parte das funções do um Criador de Conteúdo é assegurar sempre que o conteúdo produzido seja original, actual, e que vá de acordo ao branding, essência, tom de voz e qualidade da empresa ou da marca.  


O que faz um Criador de Conteúdo?


Um Criador de Conteúdo pode ou não estar responsável pela produção e criação do conteúdo em si. Pode ser ele mesmo a fazer o conteúdo, ou ter uma equipa de designers e copywritters a seu cargo, responsáveis por colocar em prática a estratégia definida por ele/ela.

Passa pelas suas mãos ter de definir um plano (normalmente mensal), em que visa cumprir e atingir os objetivos e metas da produção de conteúdo (com prazos pré-estabelecidos). É também necessário que o público-alvo esteja bem definido logo à partida, o calendário/plano de produção e divulgação definido e alinhado, bem como todas as possíveis parcerias. Claro que os imprevistos estão sempre a surgir, daí ser tão essencial ter organização.

Acima de tudo, um Content Creator deve assegurar uma presença digital marcante, relevante e de qualidade. 


Ferramentas úteis para os Criadores de Conteúdos


Se és ou te estás a pensar tornar no Content Creator, certamente irás precisar de algumas ferramentas para trabalhar. Hoje trago-te 3 gratuitas, bastante úteis e fáceis de trabalhar:

1Canva
Para quem não conhece o Canva... Nem sabem o que estão a perder! Com as dimensões e templates já pré-estabelecidos, esta ferramenta de criação de conteúdos permite-vos fazer posts para Facebook, IG, Linkedin, banners para website, tudo! E, escusado será dizer que os templates são todos absolutamente lindos. Portanto aconselho vivamente a criarem uma conta (gratuita!) e digam-me abaixo nos comentários se ficaram tão rendidos ao Canva como eu sou! 

2. Filmora
Queres um programa fácil, intuitivo e TOP para criares os teus conteúdos de vídeo? There you go! O Filmora é a resposta. Até agora, o Filmora foi o melhor programa com que trabalhei. Adoro mesmo! Para teres acesso à versão gratuita, basta escreveres no Google 
"Filmora Registration Key Activation Key" e voilá!

3. Estúdio de Criação do Facebook
Porque nem sempre conseguimos estar à frente do computador... Nada melhor que programar todos os posts pelo Estúdio de Criação do Facebook. Ainda que se chame assim, por lá podes também programa as tuas publicações de Instagram. É bastante intuito e dá mesmo muito jeito!

Se tiverem alguma dúvida ou questão sobre este tema, podem sempre colocar nos comentários 👇 E se conheces alguém prestes a ingressar neste mundo, envia-lhe este artigo porque certamente será bastante útil!

Para saberes mais sobre mim e sobre o meu percurso profissional, podes sempre consultar o meu Linkedin. Obrigada e até à próxima! 


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